Instituto Pensar - Noruega vai tornar públicas imagens via satélite de florestas tropicais

Noruega vai tornar públicas imagens via satélite de florestas tropicais

por: Eduardo Pinheiro 


Sveinung Rotevatn, ministro do Clima e Meio Ambiente da Noruega. Foto: Reprodução

De acordo com reportagem do Valor, o Ministério do Clima e Meio Ambiente da Noruega divulgou nessa quarta-feira (23) que irá tornar pública as imagens de satélites de alta resolução para monitorar o desmatamento em florestas tropicais. A iniciativa inédita será oferecida de graça a 64 países e fornecerá mosaicos mensais de imagens.

O contrato de US$ 43 milhões vale por quatro anos e foi assinado com a Airbus e a Planet, empresas que produzem imagens de satélite, e a Kongsberg Satellite Services, companhia de capital público e privado da Noruega.

A iniciativa tem como objetivo dar transparência ao que acontece com o uso da terra, a partir de imagens em alta resolução, no Brasil e em todos os países com florestas tropicais no mundo. O movimento contrário realizado pelo governo Bolsonaro em relação ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Sveinung Rotevatn, ministro do Clima e Meio Ambiente da Noruega, acredita que o aumento do monitoramento por qualquer pessoa, em qualquer lugar, aumentará os esforços para proteger esses ecossistemas.

"Os supermercados do mundo poderão monitorar as cobranças de seus fornecedores em relação à produção sustentável de soja, óleo de palma e outras matérias-primas?, diz Rotevatn.

"É um incrível avanço na transparência a estas informações. Para o público em geral, é uma ferramenta sensacional?, diz Tasso Azevedo, coordenador do MapBiomas Alerta, sistema de validação de avisos de desmatamento em todo o Brasil.

Para os técnicos do Inpe, instituto que é referência mundial, o serviço mensal gratuito também poderá ajudar a validar análises e tirar dúvidas.

O governo da Noruega também vem ajudando, com recursos financeiros, projetos em dez países com florestas tropicais ? como fazia no Brasil, com o Fundo Amazônia.

Com informações do Valor



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: